Projeto grupo de acolhimento psicológico aos assistidos da DPU:
compartilhando vivências, reconstruindo caminhos
DOI:
https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i10.p424-431Resumo
A Defensoria Pública da União no estado do Ceará conta com um setor de Psicologia e, assim como qualquer experiência inovadora, permite espaço para o exercício da criatividade e para a experimentação de olhares sobre a função do psicólogo na instituição.
A Defensoria tem como missão constitucional garantir o direito de ter direitos, constituindo-se como uma das mais relevantes Instituições públicas, essencialmente comprometida com a democracia, a igualdade e a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Entende-se como dever da Psicologia, no seu lócus de trabalho, criar espaços propícios para tomada de consciência sobre a própria realidade, o fortalecimento identitário, o empoderamento e a ressignificação da realidade.
O grupo pode proporcionar, em sua estrutura, potencial para um processo de fortalecimento dos sujeitos, à medida que desenvolve conjuntamente habilidades e recursos para, com comprometimento, consciência e criticidade, transformar seu ambiente e a si mesmo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
B. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
C. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação;
D. Autores declaram que o artigo é inédito e de sua autoria;
E. Autores aceitam os prazos e regras editoriais da Revista da DPU.