O diálogo como instrumento de acesso a direitos da população em situação de rua

Autores

  • Daniel Bettanin Defensoria Pública do Estado do Amazonas
  • Stéfanie Sobral Defensoria Pública do Estado do Amazonas
  • Samuel Rodrigues Movimento Nacional da População em Situação de Rua

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i19.p225-245

Palavras-chave:

Diálogo, Agir comunicativo, Ruas do Amazonas, Defensoria Pública

Resumo

O presente trabalho investiga em que medida o diálogo pode constituir um efetivo instrumento de acesso a direitos da população em situação de rua. Para tanto, analisam-se, em especial, as práticas desenvolvidas no projeto Ruas do Amazonas, implementado pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, em conjunto com representantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, instituições públicas e organizações da sociedade civil com atuação na temática, de modo a promover integração dialógica com o grupo vulnerável em questão. O estudo toma por referencial teórico o agir comunicativo de Jürgen Habermas e os preceitos da pedagogia popular de Paulo Freire. Realizam-se conexões ainda com as ondas renovatórias de acesso à justiça, a partir da análise do diálogo como instrumento de transposição de barreiras do acesso à justiça em prol da população em situação de rua. Por fim, é possível constatar que o diálogo, observados os preceitos do agir comunicativo de Jürgen Habermas e das ações pedagógico-dialógicas de Paulo Freire, é instrumento efetivo de acesso a direitos a serviço da população em situação de rua, tendo sido utilizado de modo efetivo no projeto Ruas do Amazonas.

Biografia do Autor

Daniel Bettanin, Defensoria Pública do Estado do Amazonas

Defensor Público do Estado do Amazonas. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Direitos Humanos. Mentor e participante do projeto Ruas do Amazonas.

Stéfanie Sobral, Defensoria Pública do Estado do Amazonas

Defensora Pública do Estado do Amazonas. Formada em Direito pela Universidade Positivo e pós-graduada em Direito Público pela ESMAFE-PR. Mentora e participante do projeto Ruas do Amazonas.

Samuel Rodrigues, Movimento Nacional da População em Situação de Rua

Integrante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, membro da Comissão de Participação Social do CNDH e membro do Comitê Nacional da População em Situação de Rua.

Referências

ANADEP. Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos. AM: Defensoria escuta população de rua na primeira edição do projeto Ruas do Amazonas. 6 dez. 2021. Disponível em: https://www.anadep.org.br/wtk/pagina/materia?id=50621. Acesso em: 5 abr. 2023.

BETTANIN E SILVA, Daniel. A Defensoria Pública no exercício da função dialógica em Direitos Humanos: uma instituição amicus educationis. Belo Horizonte: CEI, 2022.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho; apresentação de Celso Lafer. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à justiça. Tradução de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Fabris, 1988.

ECONOMIDES, Kim. Lendo as ondas do “Movimento de Acesso à Justiça”: epistemologia versus metodologia? In: PANDOLFI, Dulce (et al.) (Orgs.). Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

FEFERBAUM, Marina; QUEIROZ, Rafael Mafei Rabelo (Coord.). Metodologia da pesquisa em direito: técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 61. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo 1: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. Revisão da tradução por Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012.

HONNETH, Axel. Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: da pandemia à utopia. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova, São Paulo, n. 39, p. 105-124, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0102-64451997000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 mar. 2023.

Downloads

Publicado

23-06-2023

Como Citar

Bettanin e Silva, D., Barbosa Sobral, S., & Rodrigues, S. (2023). O diálogo como instrumento de acesso a direitos da população em situação de rua. Revista Da Defensoria Pública Da União, 19(19), 225-245. https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i19.p225-245