Políticas públicas educacionais para imigrantes e refugiados:

rede de acolhimento no Rio Grande do Sul

Autores

  • Danielle Busko

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i10.p178-208

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Imigrantes, Refugiados, Rio Grande do Sul

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar o tema dos imigrantes e refugiados como um desafio para as políticas públicas educacionais, considerando que estas podem ser ferramentas para minimizar a discriminação e apoiar a inserção social. Após a introdução, apresenta-se um mapeamento da realidade dos imigrantes no Brasil e, de forma mais detalhada, no Rio Grande do Sul, delineando o seu perfil. Aborda-se, então, dois enfoques distintos, porém complementares: políticas públicas educacionais integrativas e educação para a cidadania e inclusão. Ademais faz-se considerações sobre o papel da Defensoria Pública da
União na Educação em Direitos voltada ao empoderamento do imigrante e do refugiado como fator definitivo para o seu real acolhimento. Nas considerações finais destacou-se a relevância do capital social e cultural dos migrantes como gerador de novos valores para o contexto que o acolhe.

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

Busko, D. (2020). Políticas públicas educacionais para imigrantes e refugiados:: rede de acolhimento no Rio Grande do Sul. Revista Da Defensoria Pública Da União, 1(10), 178-208. https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i10.p178-208

Edição

Seção

DIREITOS FUNDAMENTAIS E COLETIVOS