Educação em Direitos Humanos como instrumento para o efetivo acesso à justiça: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública do Paraná em educação de direitos

Autores

  • Marina Pivovar Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i16.p173-190

Palavras-chave:

Defensoria Pública, Educação, Direitos Humanos, Acesso, Justiça

Resumo

A Defensoria Pública do Paraná, como instrumento direto do regime democrático, possui a educação em direitos humanos entre suas atribuições ordinárias. Este trabalho tem como intuito relacionar a educação em direitos humanos e o efetivo acesso à justiça, uma vez que o desconhecimento é a primeira barreira que precisa ser pessoalmente superada por um indivíduo para que ele reivindique seus direitos. O conhecimento se fundamenta tanto em saber quais são seus direitos, como quais as ferramentas existentes para exigi-los. Ainda, a pesquisa analisa as atividades desenvolvidas pela Defensoria Pública do Paraná voltadas à educação em direitos humanos, identificando os projetos multidisciplinares com caráter educacional já desenvolvidos pela instituição e o perfil desses programas.

Biografia do Autor

Marina Pivovar, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado

04-05-2022

Como Citar

Pivovar, M. (2022). Educação em Direitos Humanos como instrumento para o efetivo acesso à justiça: uma análise dos projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública do Paraná em educação de direitos. Revista Da Defensoria Pública Da União, (16), 173-190. https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i16.p173-190