Quando acusar é punir: quinquagésimo aniversário do direito convencional a ser bem acusado

Autores

  • Bruno Hermes Leal Mestre em Direito (UFRGS) - Juiz Federal Titular da Subseção Judiciária de Tabatinga/AM (TRF/1ª Região)

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i12.p51-77

Palavras-chave:

Processo penal. Acusação. Garantias. CADH. Gestores públicos.

Resumo

Este artigo nasce do propósito de articular a fundamentalidade convencional do direito a ser bem acusado, qualificado como garantia pelo artigo 8.2 da quinquagenária Convenção Interamericana sobre Direitos Humanos, com o caráter autonomamente punitivo da pretensão acusatória desenvolvida à margem dos marcos normativos internacionais e nacionais. Para tanto, segmentou-se a dicotomia analítica do “acusar” e do “punir”, em um primeiro momento (1), na investigação, de um lado, sobre os (1.1) marcos normativos internacionais e nacionais que conformam o direito a ser bem acusado, com especial ênfase ao Pacto de São José da Costa Rica e à Constituição Federal de 1988; de outro, sobre (1.2) as balizas mais concretas que delineiam o perfil dogmático do controle jurisdicional da pretensão acusatória no direito processual penal brasileiro. Na segunda parte (2), a narrativa adquire caracteres mais pragmáticos tendentes a desdobrar o potencial explicativo da efetiva punição implementada pelo Poder Judiciário, enfatizando (2.1) os superiores atributos epistemológicos do contraste entre as premissas teóricas da primeira parte com a análise de casos concretos, (2.2) destacando-se o exemplo da responsabilidade penal corriqueiramente imputada a gestores públicos à luz de parâmetros objetivos.

Downloads

Publicado

08-11-2019

Como Citar

Leal, B. H. (2019). Quando acusar é punir: quinquagésimo aniversário do direito convencional a ser bem acusado. Revista Da Defensoria Pública Da União, (12), 51-77. https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i12.p51-77

Edição

Seção

50 ANOS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS