A Revista da Defensoria Pública da União é editada desde 2009, e visa a fomentar e disseminar conhecimento afeto à Defensoria Pública, à promoção dos Direitos Humanos e ao acesso à justiça. Os artigos passam por análise prévia e sumária, oportunidade em que são avaliados aspectos meramente formais, como a compatibilidade do conteúdo com a temática proposta pelo periódico, e posterior avaliação cega por pares.

Linha Editorial

A temática sobre a qual se debruçam os autores desta Revista é bastante ampla, porém há de se ressaltar que a sua especificidade se verifica na abordagem das mudanças inscritas no Direito contemporâneo, nas práticas jurídicas, além das peculiaridades da atual sociedade de consumo, marcada pela acelerada exclusão, pelo individualismo exacerbado e, ao mesmo tempo, permeada pelo avançado desenvolvimento tecnológico.

Por força da complexidade dessas transformações, a linha editorial da Revista incentiva uma abordagem transdisciplinar e crítica da temática proposta, a qual deverá criar condições para uma interlocução do discurso jurídico com os discursos sociológicos, filosóficos, historiográficos, economicistas, da ciência política e vice-versa. Da mesma forma, incentiva, por meio das resenhas, a divulgação de textos acadêmicos de relevância, por vezes inacessíveis a muitos por existirem apenas em língua estrangeira. Por fim, objetiva, ainda, apresentar projetos de textos que de programas, projetos e/ou experiências institucionais, ou decisões judiciais que contribuíram para a promoção do trabalho da Defensoria Pública, dos direitos humanos e do acesso à justiça.

Submissão de trabalhos

Os artigos, resenhas, estudos de caso e boas práticas institucionais devem ser inéditos no Brasil. 

O periódico está aberto a publicar trabalhos de Defensores Públicos Federais, operadores do direito, profissionais e estudantes de pós-graduação com uma abordagem transdisciplinar da temática proposta. 

É dividido nas seguintes seções:

Artigos Científicos, Boas Práticas Institucionais/Estudos de Caso e Resenhas

Informações complementares

Todas as normas que regem a publicação encontram-se disponíveis na página da Revista da Defensoria Pública da União - http://revistadadpu.dpu.def.br/index -, na aba “Submissão de Artigos”. Outras informações podem ser obtidas junto à Coordenação de Incentivo à Pesquisa e Publicação, pelo e-mail publicacoes.esdpu@dpu.def.br.
Os colaboradores desta Revista possuem ampla liberdade de opinião e crítica, cabendo-lhes a responsabilidade das ideias e conceitos emitidos em seus trabalhos.