Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo. Caso já tenha se cadastrado, basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Diretrizes para Autores

Os artigos deverão conter:

1. Mínimo de 10 e máximo de 25 páginas;

2. Cabeçalho: título (português e inglês) subtítulo e nome do(s) autor(es) (no máximo até três autores)

Título: em fonte maiúscula, em negrito e centralizado (deve expressar de maneira clara o tema abordado no texto);

Nome do(s) autor(es): indicação por extenso depois do título, alinhado à esquerda (com a devida qualificação, que deve conter a IES a qual está vinculado).

3. Resumo: como síntese do conteúdo do artigo, deverá conter de 100 a 250 palavras, será redigido em voz ativa, na terceira pessoa do singular e localizado antes do início texto.

Resumo em outro idioma: nos textos em português e espanhol, deverá ser apresentado também um resumo em inglês. Nos trabalhos em inglês e espanhol, o Editor-chefe providenciará, caso os autores não encaminhem, a tradução do resumo para o português;

4. Palavras-chaves: até 5 (cinco) palavras significativas que expressem o conteúdo do artigo, escritas em negrito, alinhamento à esquerda, separadas por ponto e vírgula ou ponto;

Palavras-chaves em outro idioma: nos textos em outras línguas, deverão ser apresentadas palavras-chave também em inglês. Nos trabalhos em outras línguas, o editor responsável providenciará, caso os autores não encaminhem, a tradução das palavras-chaves para o português;

5. Sumário: a informação das seções que compõem o artigo deve ser numerada progressivamente em algarismo arábico;

6. Texto do artigo: deverá apresentar como partes uma introdução, desenvolvimento e conclusão;

7. Citações, notas de rodapé e referências bibliográficas: devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520 e NBR 6023). As referências bibliográficas no corpo do texto deverão ser no modelo nota de rodapé e ao final do texto deverão ser completas;

8. Anexo: material complementar ao texto, incluído ao final apenas quando indispensável; 

9. Tabelas ou gráficos: devem ser adotadas as “normas de apresentação tabular” publicadas pelo IBGE.

 

As resenhas deverão conter:

 

1. Até 07 páginas;

2. Cabeçalho: Referência bibliográfica da obra original (autor, título, local, editora, ano, páginas)

Nome do(s) autor(es): indicação por extenso depois do título, alinhado à esquerda (com a devida qualificação, que deve conter a IES a qual está vinculado), antecedido da preposição “por”.

3. Não serão aceitas resenhas de obras com mais de cinco (5) anos e de manuais.

 

As boas práticas institucionais/estudos de caso deverão conter:

Textos que permitam analisar o percurso da ação, suas dificuldades e seus resultados de maneira que o Sistema de Justiça possa se beneficiar da experiência, e que ela possa vir a ser, eventualmente, reproduzida em outras unidades da Defensoria.

1. Título da boa prática (português e inglês);

2. Justificativa;

3. Equipe do projeto;

4. Descrição e Objeto do projeto (inclusive indicação de financiamento, quando aplicável);

5. Obstáculos e desafios encontrados na execução do projeto;

6. Resultados da ação (quais os produtos ou serviços foram entregues à comunidade/público-alvo);

7. O relatório deve ter até 10 páginas.

Os Estudos de Casos deverão conter:

Textos que apresentam o relato de procedimentos de assistência jurídica (inclusive, casos judiciais ou extrajudiciaias) ou de decisões judiciais.

1. Título do estudo de caso (português e inglês);

2. Resumo do Caso; Resumo da(s) Decisão(ões); Comentários sobre a relevância jurídico-social do caso.

3. O estudo deve ter até 10 páginas.