A aplicação de um modelo de checklist como metodologia de gestão de riscos na conformidade de registro de gestão no âmbito da Defensoria Pública da União - um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i13.p302-313Palabras clave:
conformidade de registro de gestão, modelo de checklist, gestão de riscos, complianceResumen
O trabalho versou sobre a utilização de modelo de checklist aplicado à Conformidade de Registro de Gestão que consiste na certificação dos registros dos atos e fatos da execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração pública federal. Objetivou-se comprovar a adequabilidade do modelo elaborado como efetiva ferramenta de apoio à gestão, além de outros benefícios como guiar a certificação e otimizar o tempo de análise dos documentos. Procurou-se investigar a utilidade da aplicação do modelo de checklist como instrumento no controle preventivo da gestão da execução orçamentária, financeira e patrimonial, assim como meio para auxiliar na certificação de conformidade de registro e gestão. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a pesquisa explicativa, com a análise quantitativa de dados coletados por meio da pesquisa-ação, cujo método consiste na realização da pesquisa durante o exercício da própria atividade do conformista de registro de gestão. O percurso percorrido foi a descrição primeiramente do cenário sem o checklist e posteriormente com o checklist, em seguida descrever a criação e a implementação do modelo proposto de checklist e apresentar casos reais em que a aplicação do modelo permitiu ações corretivas na organização com a respectiva demonstração dos benefícios aferidos após a implementação do modelo proposto. Por fim, constatou-se que o modelo de checklist proposto e implementado trouxe resultados favoráveis para a administração e para o próprio setor, mitigando os riscos inerentes a execução orçamentária, financeira e patrimonial.
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