Estudo cultural da criança e do adolescente em risco social: a aplicação da teoria do direito ao reconhecimento e do construtivismo estrutural

Autores

  • Yasmim Afonso Monzani FAI - Centro Universitário de Adamantina
  • Gabriela Ramenzoni USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i23.p195-220

Palavras-chave:

Direito e cinema, Estudo cultural, Teoria do reconhecimento, Construtivismo estrutural, Adolescentes em conflito com a lei

Resumo

Este estudo cultural qualitativo sobre dados audiovisuais extraídos do filme brasileiro O contador de histórias, de 2009, tem como objetivo contribuir para o pensamento jurídico crítico e interdisciplinar e, em especial, para a desconstrução de noções equivocadas na área do direito da criança e do adolescente, de modo a favorecer a efetiva aplicação da teoria da proteção integral. Para tanto, aplica-se a teoria do direito ao reconhecimento ao corpus analisado, com enfoque no adolescente em situação de risco social, bem como utiliza-se o método construtivista estrutural, que expõe os mecanismos estruturais da violência simbólica sem ignorar a subjetividade dos agentes sociais.

Biografia do Autor

Gabriela Ramenzoni, USP - Universidade de São Paulo

Profissional com carreira interdisciplinar, desenvolvida nas áreas jurídica, de assistência social e psicologia, contando com sólida experiência no setor público, no ensino e pesquisa acadêmica e profissional, em consultoria e gestão de projetos, no setor empresarial, em escritórios de advocacia e em empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de advocacia, consultoria jurídica, compliance e gestão de projetos.Responsável pelo desenvolvimento de projetos, pesquisas e estudos na área de diversidade e inclusão há mais de seis anos. Experiência em defesa da mulher, direito cível, inventário e infância, abrangendo análise e resolução de casos complexos, desenvolvimento de estratégias jurídicas especializadas e assessoria em processos de inventário. Destaque na representação jurídica em casos relacionados a medidas socioeducativas, direitos da criança e defesa dos interesses das vítimas de violência contra a mulher.Vivência em pesquisa qualitativa e quantitativa nas áreas de tecnologia e direito, gênero, infância e juventude, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do conhecimento em grupos como Direito e Gênero da FGV e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) da USPRP, entre outros órgãos dos quais já fez parte.Possui sólidos conhecimentos em políticas públicas, atendimento humanizado, orientação jurídica e acompanhamento especializado, com experiência na Secretaria Municipal de Assistência Social.Especialista em Direito Público, com foco em contratos administrativos, terceiro setor e em órgãos da administração direta (Secretarias Municipais) e indireta (Sociedades de Economia Mista, Conselhos de Políticas Públicas e Concessionárias). Especialista em Direito Civil, com foco na análise e elaboração de contratos cíveis, consultorias e assessorias jurídicas a empresas. Habilidades incluem a elaboração e análise de contratos, responsabilidade civil, litígios, gestão eficiente de documentos legais, prazos processuais e procedimentos.

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Publicado

23-09-2025

Como Citar

Monzani, Y. A. ., & Ramenzoni, G. L. (2025). Estudo cultural da criança e do adolescente em risco social: a aplicação da teoria do direito ao reconhecimento e do construtivismo estrutural. Revista Da Defensoria Pública Da União, 23(23), 195-220. https://doi.org/10.46901/revistadadpu.i23.p195-220